dr. joo rezende

Comemorou-se ano passado os 500 anos do nascimento de João Calvino, um dos principais protagonistas da Reforma Protestante no século XVI. À Calvino, Lutero, e a todos os outros reformadores, devemos a possibilidade que hoje temos de refletir, meditar e professar adequadamente nossa fé no Deus verdadeiro, Pai de Abraão, Isaac e Jacó.

A mensagem de Calvino, trazida em sua extensa produção literária, onde se destacam os seus comentários bíblicos e as Institutas, é uma obra cuidadosa, detalhista e com exclusiva ênfase na palavra de Deus. Seu zelo pode ser interpretado por uma de suas palavras, se não a última de sua vida:

A respeito de minha doutrina, ensinei fielmente e Deus me deu a graça de escrever. Fiz isso do modo mais fiel possível e nunca corrompi uma só passagem das Escrituras, nem conscientemente as distorci. Quando fui tentado a requintes, resisti à tentação e sempre estudei a simplicidade. Nunca escrevi nada com ódio de alguém, mas sempre coloquei fielmente diante de mim o que julguei ser a glória de Deus.1

Neste texto percebemos a busca incessante do reformador pela prevalência e preponderância da palavra de Deus, expressa única e exclusivamente nas escrituras – Sola Scriptura. Por tal princípio e por tantos outros é que se pode considerar a Reforma Protestante, em muitos momentos, um movimento hermenêutico.2

É esta hermenêutica – apegada à literalidade da palavra, à centralidade do que representa a revelação de Deus desde os primórdios do tempo, sempre imutável – está tão em falta na Igreja Brasileira, que tem se afastado da sã doutrina, do melhor conhecimento de Deus, do centro de Sua vontade.

Por isso, é oportuno relembrar um dos propósitos e uma das crenças do SIM ISRAEL:
O termo bíblico “Israel” e correlatos, tanto no AT quanto no NT, é literal, referindo-se ao Israel étnico, descendência física de Abraão, através de seu filho Isaque (Gn 12:2; Rm 9:3-4; Fp 3:5)3

Diante deste propósito, comemorando, mesmo que tardiamente, os 500 anos de nascimento de Calvino, cabe a análise dos ensinamentos dele sobre Rm 9:3-4; para reafirmar os seguintes pressupostos hermenêuticos: (i) a menção de Paulo aos israelitas é literalmente aplicado aos judeus, (ii) nada do que aconteceu retira-lhes o direito de serem considerados filhos de Deus, raça eleita, sacerdócio santo; (iii) o pacto de Deus com seu povo eleito e com todos os que foram enxertados na videira verdadeira, existente desde a eternidade, não foi e não está invalidado.

 

Calvino disse:

Não obstante, ainda não expliquei o ponto principal do apóstolo, ou seja: que os judeus são aqui considerados como que adornados com suas características distintivas, as quais os distinguiram do resto da raça humana. Deus, mediante seu pacto, os exaltara tão sublimente que, se porventura fracassassem, então a fidelidade e a verdade de Deus mesmo também fracassariam no mundo.4

Desta forma, sabendo-se que Deus não falhou, bem como que os Seus desígnios são eternos, é possível re-afirmar que Israel e os judeus continuam no centro da vontade de Deus e por tal razão Calvino assim afirma:

[...] contudo sua perfídia não anulara a fidelidade divina, não só porque Deus houvera preservado para si, em sua progênie, um remanescente dentre toda a multidão, mas também porque o título igreja5   ainda continuava em seu seio por direito de herança.6

Para concluir, vê-se algumas citações bíblicas trazidas por Calvino ao tratar do tema:

[...] Israel é meu filho, meu primogênito. (Ex 4: 22-23)
[...] porque sou pai para Israel, e Efraim é meu primogênito. (Jr 31:9)
Não é Efraim meu precioso filho? Filho de minhas delícias? Pois tantas vezes quanto falo contra ele, tantas vezes ternamente me lembro dele, comove-se por ele o meu coração [...]. (Jr 31:20)

 

Notas:

1GEORGE, Timothy, Teologia dos Reformadores, São Paulo, Vida Nova, 1993, p. 245-246
2NICODEMOS, Augusto Lopes, A Bíblia e seus intérpretes, São Paulo, Cultura Cristã, 2004, p 159.
3HTTP://www.simisrael.com.br/proposito

4CALVINO, João, Romanos, São Paulo, Edições Parakletos, 2001, p. 327.
5Ênfase do original.
6CALVINO, João, Romanos, São Paulo, Edições Parakletos, 2001, p. 328

Por João Pires de Rezende Junior

Discente do Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da Universidade Mackenzie, graduou-se em direito pela mesma universidade em 1987, é empresário, professor de teologia e ética. Participa do Grupo de pesquisa sobre Religião e Ideologia: Interpretação Bíblica na Construção do Pensamento Político, cuja proposta é investigar os elementos discursivos e ideológicos que determinam o processo de apropriação, incorporação e transformação dos textos e tradições bíblicas na formação de conceitos e ideologias políticas, com atenção, entre outras, à área de percepções de etnicidade e nacionalidade. Foi co-autor do Os princípios educacionais de João Calvino no contexto do século XVI  (2009) e autor de Reflexões sobre Conversão e Identidade: Perspectivas de Estudo (2010), em prelo para publicação. Com 45 anos, casado e com uma filha.

Estes textos são resumo do assunto ministrado no SIM ISRAEL 2010. Quem desejar o estudo completo pode pedir os  DVDs Através do site pelo Sim Responde, Clique Aqui!

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Comentários   

 
0 #53 Glen 15-11-2017 20:23
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0 #47 Paulo Daniel 11-10-2017 16:49
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0 #46 SLCC Digication 04-10-2017 14:40
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